Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
como chegar
links
   
  imprimir
 


 Plano de Estudos     Docentes    Alunos     Condições de Acesso     Divulgação     Contactos


Docentes 
  Ana Duque
   
 

Doutorada pela Universitat Politècnica de València (ES), no âmbito do programa ‘El Dibujo y su formas de expresión’, realizou investigação específica na área do desenho da Caligrafia Quinhentista Portuguesa. É mestre em Design e Produção Multimédia pela Universitat de Barcelona (ES). Licenciou-se em Design Industrial pela ESAD em 1998, após ter concluído o bacharelato em Desenho na Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
Na atualidade, tem vindo a desenvolver investigação na área do Design e exerce funções como docente em três instituições; Universidade do Minho (EAUM) no Curso de Design de Produto; Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) nos Cursos de Design Industrial e Design de Interiores; Escola Superior Gallaecia (ESG) nos cursos de Design Industrial, Design Gráfico e Artes Plásticas e Multimédia.

   
 António Joaquim Azevedo
   
 

Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e membro do iMARKE, Núcleo de Investigação em Marketing e Estratégia da Universidade do Minho. Policy and Methodology Advisor, especialista em planeamento estratégico e marketing de cidades, é autor de várias publicações, comunicações em conferências internacionais e papers académicos na área do Marketing de Turismo e Marketing Territorial. Co-autor do livro City Marketingeditado em 2010 pela Vida Económica. Doutorado em Ciências Empresariais em 2003 pela Universidade do Minho. Mestre em Gestão de Empresas em 1996 pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (atual Escola de Gestão do Porto).

   
 António Rui Gomes
   
 

Professor Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tem licenciatura, mestrado e doutoramento em psicologia, tendo neste percurso formativo estudado fatores individuais e sociais associados ao comportamento humano. Na lecionação da disciplina “Pessoas e Produtos” da Licenciatura em Design de Produto procura aplicar conceitos da psicologia social e cognitiva à compreensão do comportamento do consumidor, sensibilizando os alunos para este fatores.

   
 Bernardo Providência
   
 

Professor Auxiliar da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Doutorado pela Universitat Politécnica de Girona (ES).
A sua atividade de investigação é dedicada às áreas do design centrado no utilizador, design emocional e experiência de produto, onde tem investigado e orientado trabalhos como por exemplo “Joalharia para invisuais” e “Produtos para pessoas com necessidades especiais”. É coordenador das unidades curriculares de Projeto - O uso e a identidade e Projeto - Funcionalidade.

   
 Daniel Silvestre
   
 

Licenciado em Artes Plásticas (ESAD - Caldas da Rainha), mestrado em Desenho (FBAUP) e doutorando em Desenho (FBAUP). É docente convidado na área do Desenho na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho desde 2010. Leciona na ESAP-Guimarães desde 2012 na área da Ilustração e Banda-Desenhada. Exerce atividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Machado de Assis, Sophia de Mello Breyner Andresen e Raul Brandão.

   
 Eurico Seabra
   
 

Doutorado no domínio científico de Máquinas e Mecanismos, é Professor e Investigador no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho desde 1992. Desenvolve a sua atividade de ensino universitário lecionando sobretudo unidades curriculares, nas áreas da Automação Industrial e do Projeto Mecânico.

   
 Fernando Castro
   
 

Professor Catedrático do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, responsável pelo grupo disciplinar de Materiais e Mecânica de Materiais. Engenheiro Metalúrgico de formação base, tem-se especializado na processamento de metais, quer na vertente extrativa, quer de transformação. Realiza ainda investigação nas áreas do tratamento de resíduos e dos materiais de construção. Desde 1994 dirige o Laboratório de Análises Químicas da TecMinho, que presta serviços analíticos sobre ligas metálicas, argamassas e rebocos, tintas, materiais cerâmicos, entre outros.

   
 Henri Christiaans
   
 

Professor Associado Convidado da Escola de Arquitetura da Universidade de Minho. Diretor do Curso de Mestrado Internacional em “Design Retail” da Escola de Engenharia de Design Industrial da TU Delft, Holanda.
Editor-chefe da Revista Internacional de Investigação em Design (www.inderscience.com / JDR).
Diretor da Consultoria Bispinck Beheer BV.
Membro do Conselho Consultivo do Departamento de Design de Produto, Universidade Antwerpen, Bélgica.

   
 João Carlos Aparício
   
 

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo de Correntes Fortes, pela Universidade de Lourenço Marques.
Doutorado em Eletrónica Industrial, área de Instrumentação pela Universidade do Minho.
Professor Auxiliar do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho desde 2004.
Investigador do Centro ALGORITMI na Linha de Eletrónica Industrial, nas áreas de  Instrumentação e Sensores e Visão por Computador.

   
 João Miguel Nóbrega
   
 

Professor Auxiliar do Departamento de Polímeros da Universidade do Minho. Em 2004 concluiu o Doutoramento na Universidade do Minho, em Ciência e Engenharia de Polímeros.
A sua atividade de investigação centra-se em três domínios: design de produto, processamento de polímeros e reologia de materiais. No que diz respeito à área de design de produto, esteve envolvido na conceção e produção de produtos à base de polímeros, incluindo aplicações na saúde, têxtil, monitorização, construção e mobilidade.

   
 João Pedro Mendonça
   
 

João Pedro Mendonça cursou Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, onde se doutorou em Tecnologias da Manufatura. A sua carreira industrial começou pela coordenação da Divisão de Frio Industrial duma empresa de Refrigeração Industrial e Comercial referência na região, assumindo a chefia do Departamento Técnico ao final de dois anos. Correntemente é Professor Auxiliar do Departamento de Mecânica da Universidade do Minho e responsável pelo Laboratório de Metrologia. Lecionou diversos cursos profissionais, sendo possuidor de CAP. A sua experiência passa quer pelo setor do Design, do CAD/CAM/CAE e Metrologia Industrial, quer ainda pelo setor da Manutenção Industrial. Os seus interesses científicos centram-se no projeto assistido por computador, na modelação da informação técnica ao longo do ciclo de vida dos produtos bem como na gestão de conhecimento na manufatura.

   
 José Miguel Cardoso
   
 

Licenciado em Design Global pela Universidade Aveiro, 2005. Mestre em Design pela Universidade de Barcelona, 2008, e Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, Universidade do Porto, 2011.
Designer na empresa IM - Industria de Mobiliário, 2005/2006, Chatron Lda, 2007/2009, Carvalho & Oliveira, 2009/2012.
Faz investigação em desenho, género paisagem urbana. Desenha vistas e mapas com fins culturais e turísticos.Desenvolve projetos de design industrial nos campos da iluminação, climatização e energias renováveis. Design de Instruções para produtos.
Contribui para as UCs de Projeto e Teoria do Design com experiência de design em contexto industrial, espaço urbano e instruções para o utilizador.

   
 José Pimenta Claro
   
 

Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho. Investigador no CT2M: Centro de Tecnologia Mecânica e de Materiais. Principais áreas de investigação: tribologia - lubrificação termo- hidrodinâmica; múltiplos corpos - simulação de articulações humanas biomecânica; análise de acidentes e modelagem dinâmica.

   
 Luís Ferreira da Silva
   
 

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica desde 2002. Licenciado em Engenharia Metalomecânica pela UMinho em 1990. Doutorado em Engenharia Mecânica, especialidade de Máquinas e Mecanismos, pela UMinho em 2002. Pertenceu à empresa Sonafi SA - S. Mamede de Infesta, tendo exercido as suas atividades no Dep. de Eng. de Produção até Setembro de 1990.
Desenvolve a sua atividade letiva nas áreas do Projeto Mecânico e Mecatrónico, e dos Órgãos de Máquinas. Pertence ao Centro de I&D CT2M e tem participado em vários projetos na área dos bens de equipamento. 

   
 Marco Dourado
   
 

Área de formação académica em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho. Área de especialização de manufatura e tese de mestrado na área de dinâmica de estruturas.
Bolseiro de investigação no projeto HPTB (High Performance Torsion Beam), desenvolvido numa parceria entre a Universidade do Minho e a empresa SODECIA.
Frequenta o programa Doutoral em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho e participou como bolseiro de investigação no projeto HMIEXCEL em parceria com a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimedia. Leciona disciplinas na área das vibrações e do comportamento e resistência dos materiais na Universidade do Minho.

   
 Maria Clara Cramez
   
 

Engenheira química de formação, especializou-se em Materiais Plásticos no Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, onde é docente desde 1992. Leciona matérias relacionadas com as propriedades e aplicações dos materiais plásticos. As propriedades de aspeto, como a cor, a transparência e o brilho têm sempre feito parte do seu trabalho de investigação e docência.
Em paralelo com o seu trabalho na Universidade do Minho, é responsável pela Investigação e Desenvolvimento numa das mais importantes empresas portuguesas de fabrico e distribuição de matérias-primas para a indústria de plásticos. Nestas funções tem estado envolvida em diversos projetos de desenvolvimento de produtos em plástico, trabalhando em equipas multidisciplinares onde estão incluídos engenheiros, designers e os clientes finais dos produtos.

   
  Miguel Duarte
   
 

Licenciado em Design de Comunicação (FBAUP), mestrado em Desenho (FBAUP), doutorando em Desenho (FBAUL). Leciona desde 1992 e na EAUM desde 2002: - práticas de desenho e CAD 3D para cursos de Arquitetura e Design de Moda; - teóricas de Movimentos de Arte Contemporânea, Design, cultura e sociedade, Estética e História do Design de Produto. Divide a investigação entre a prática pedagógica, o desenho e o design focando-se na adequação da didática à especificidade vocacional, no entendimento dos processos gráficos através das competências psico-motoras do desenhador e na ‘história’ das relações com os objetos do quotidiano.

   
 Nelson Costa
   
 

Doutorado em Engenharia Industrial e de Sistemas é Professor Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho. Dedica a sua investigação à Ergonomia e à Segurança e Higiene com vários artigos publicados em revistas internacionais e em congressos internacionais com revisão por pares.

   
 Nuno Cruz
 

 

 

Arquiteto formado na Universidade do Minho, exerceu atividade profissional na empresa de design, arquitetura e engenharia Imago, em Braga, desde 2002. Atualmente é doutorando e assistente convidado na Escola de Arquitetura. Lecionou várias unidades curriculares e workshops nas áreas de projeto, desenho assistido por computador e fabrico digital. Tem especial interesse na investigação das relações interdisciplinares no âmbito da conceção integrada do projeto.

   
 Nuno Peixinho
   
 

Concluiu, em 2004, o Doutoramento em Mecânica dos Materiais pela Universidade do Minho. Especialista em mecânica de impato, design com metais leves e biomecânica. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, e Investigador no CT2M: Centro de Tecnologia Mecânica e de Materiais. Os trabalhos de investigação incluem contratos de I&D para o projeto de componentes avançados de calçados de segurança e estudos de impato para a indústria automóvel.

   
 Olga Carneiro
   
 

De 1982 a 1985 foi colaboradora da TMG Automotive. De 1985 até ao presente, é docente do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, sendo, desde 2001, Professora Associada do mesmo departamento.
Foi Administradora do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), em representação da UM, e do CEIIA; é Diretora do DEP e Coordenadora da área de Engineering Design and Advanced Manufacturing do Programa MIT-Portugal.
Os seus principais interesses científicos e pedagógicos centram-se no processamento de polímeros e no desenvolvimento de compósitos inovadores.

 

   
 Paula Carneiro
   
 

Professora Auxiliar no Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Universidade do Minho (UM). Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas pela UM. Membro da CD do Mestrado em Engenharia Humana (MEH). Investiga no CGIT, sendo a área preferencial a Ergonomia. Tem 2 artigos submetidos a Revistas Internacionais e cerca de 30 publicados em atas de Conferências Internacionais e Revistas Nacionais. Orienta, atualmente, 6 trabalhos académicos de alunos do MIEGI, do MEH e do MEI.

   
Paula Trigueiros
   
 

Professora Auxiliar da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (UM). Doutorada em Design Inclusivo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A sua atividade de investigação é dedicada ao Design inclusivo e a Acessibilidade tanto em equipamentos e produtos como no ambiente e espaços que rodeiam a atividade humana. É coordenador das unidades curriculares de Projeto – Produtos” e Projeto – Construção”.

   
 Paulo Almeida
   
 

Licenciado em Artes Plásticas Pintura pela ESBAP em 1993. É professor da área de Desenho na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho desde 1997, onde se doutorou em 2008.

   
 Paulo Cruz
   
 

Professor Catedrático de Construção e Tecnologia na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Diretor do Curso de Licenciatura em Design de Produto (2013 - ...).
Presidente da Escola de Arquitetura (2004-2011). Diretor do Departamento de Engenharia Civil (2003 e 2004).
A atividade de I&D inclui o desenvolvimento de materiais e de processos produção inovadores. Esta engloba a investigação fundamental e aplicada em soluções tecnológicas, construtivas e estruturais, e o estabelecimento de parcerias efetivas com a indústria.

   
 Pedro Arezes
   
 

Professor Catedrático, é doutor em Engenharia Industrial e coordena o grupo de Engenharia Humana da UMinho. A sua investigação tem-se focado nas áreas da ergonomia, segurança e higiene ocupacionais.
É coordenador da UC de Ergonomia no Design e parte da sua atividade tem sido dedicada à ergonomia de produto, por exemplo, em projetos ligados à concepção de mobiliário escolar, dados antropométricos 2D e 3D, interfaces de sinalização urbana e optimização do interior de veículos.

   
 

 
© Universidade do Minho - 2018 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por EA Símbolo de Acessibilidade na Web D.