Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
como chegar
links
   
  imprimir
 



Apresentação 

A Escola de Arquitetura da Universidade do Minho é uma unidade orgânica de ensino e investigação que goza de autonomia académica (científica, pedagógica e cultural) e administrativa.

No exercício da sua autonomia abre-se a perspetivas interdisciplinares e propõe-se desenvolver, num quadro de complementaridade de saberes, a investigação e a formação avançada, bem como promover a prestação de serviços à comunidade, em colaboração com outras unidades orgânicas e instituições.

A Escola de Arquitetura congrega recursos humanos e materiais coerentes e adequados ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas e científicas no âmbito de projetos autónomos ou em parceria com outras unidades, nacionais ou internacionais.

A Escola de Arquitetura assegura, desde mil novecentos e noventa e seis, ainda que, então, com a designação de Departamento Autónomo de Arquitetura, a criação, divulgação e valorização do conhecimento no campo da Arquitetura.

É a especificidade do ensino praticado que, ao promover um “saber integrado” – não colocando em causa as diversas autonomias disciplinares, mas ultrapassando a sua condição de mero somatório de conhecimentos – concorre para a formação de uma metodologia do Projeto indispensável ao exercício da Arquitetura nas suas múltiplas valências.

Através da construção de um percurso próprio, a Escola de Arquitetura tem sabido afirmar-se num sistema onde, até há bem poucos anos, pontificavam instituições mais antigas e ancoradas nos grandes centros urbanos nacionais. A combinação equilibrada entre apostas estratégicas, mérito científico e trabalho persistente tem-lhe conseguido assegurar um inequívoco reconhecimento.

Realça-se, ainda, a localização da Escola de Arquitetura no pólo da Universidade do Minho na cidade de Guimarães, dotada de um centro histórico reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, cidade que em 2012 foi Capital Europeia da Cultura.


 
© Universidade do Minho - 2017 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por EA Símbolo de Acessibilidade na Web D.