Skip Ribbon Commands
Skip to main content
PT EN

A validação das soluções desenvolvidas será estruturada em três eixos principais:

    1. Desempenho Técnico – Inclui testes laboratoriais e simulações computacionais para avaliar a resistência estrutural, a durabilidade e a adaptabilidade dos módulos.
    2. Sustentabilidade e Impacto Ambiental – Serão conduzidas análises do ciclo de vida dos materiais para comparar a pegada ecológica das soluções desenvolvidas em relação aos métodos tradicionais de construção.
    3. Viabilidade e Aplicação Prática – A fase final envolverá a validação do projeto em colaboração com o município de Guimarães, permitindo testar a aplicabilidade prática dos componentes desenvolvidos em cenários reais.

Os resultados serão sistematizados em publicações científicas e relatórios técnicos que poderão servir como base para a adoção futura destas tecnologias.

A divulgação dos resultados será feita por meio de publicações científicas, conferências e workshops direcionados para o setor da AEC. Além disso, serão elaborados relatórios técnicos e diretrizes para facilitar a adoção das soluções desenvolvidas por profissionais e instituições do setor.

Os principais marcos do projeto são:

Designação
Descrição
M1
Relatório técnico detalhado, que consolidará as referências e especificações para os desenvolvimentos seguintes.
M2
Relatório com apresentação de materiais adequados para a FA, com ênfase em argamassas com inclusão de fibras e de resíduos e na realização de testes reológicos e mecânicos que caracterizem o desempenho das argamassas a idades jovens.
M3
Relatório sobre as ferramentas de modelação computacional e otimização morfológica e de integração de modelos BIM.
M4
Conjunto de protótipos a escala real.
M5
Relatório dos testes dos protótipos em condições reais de aplicação aferindo a facilidade de montagem e desmontagem dos módulos e a sua adaptabilidade a diferentes contextos urbanos.
M6
Resultado da análise de impacto e disseminação dos resultados, envolvendo a avaliação dos impactos ambientais, sociais e económicos das soluções desenvolvidas.


ACTech_.jpg