Paulo J. S. Cruz
Doutoramento em Engenharia da Construção (Universidade Politécnica da Catalunha)

Professor Catedrático
  pcruz@eaad.uminho.pt
   253 510 504 , 253 510 500
Professor Catedrático de Construção e Tecnologia da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. Presidente da EAAD (2021-2024; 2004-2011). Agregação em Engenharia de Estruturas pela Universidade do Minho, Portugal (2005). Doutoramento em Engenharia da Construção pela Universidade Técnica da Catalunha, Barcelona, ??Espanha (1995). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade do Porto, Portugal (1991). Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Portugal (1987).

Presidente da EAAD (2021-2024; 2004-2011). Pró-Reitor da Universidade do Minho (2017-2021). Diretor do Lab2PT - Laboratório de Paisagem, Património e Território (2015-2017). Diretor de Curso da Licenciatura em Design de Produto (2013-2017). Presidente do IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães (2015-…). Vice-presidente do Laboratório da Paisagem de Guimarães (2017-2021). Presidente da Plataforma UM-Cidades (2016-2017). Diretor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho (2003-2004).

Editor-chefe da Revista "Architecture, Structures and Construction", Springer. Membro do Conselho Editorial da Revista “Steel Construction - Design and Research”, Ernst & Sohn, Wiley.
Editor Associado da Revista “Structure and Infrastructure Engineering”, Taylor & Francis.

Coordenador do Laboratório de I&D em Cerâmica Avançada, com o objetivo de explorar a integração de técnicas de fabricação aditiva no projeto arquitetónico e nos processos de produção de elementos cerâmicos para edifícios. Coordenador do Laboratório de Construção e Tecnologia visando explorar soluções tecnológicas, construtivas e estruturais inovadora.

Desde 1987 investiga no domínio de estruturas especiais. Após o doutoramento iniciou-se na área de “Estruturas metálicas e mistas”, dedicando progressivamente os seus interesses à área das pontes, nomeadamente no que diz respeito à segurança, inspeção, avaliação e monitorização. Desde o seu envolvimento com a EAAD preenche a lacuna entre a arquitetura e a engenharia estrutural, promovendo o uso eficiente dos materiais tradicionais e a sua combinação criteriosa.

Presidente de várias conferências internacionais: ICSA2022 - A 5ª Conferência Internacional sobre Estruturas e Arquitetura, Alborg, Dinamarca; ICSA2019 - A 4ª Conferência Internacional sobre
Estruturas e Arquitetura, Lisboa, Portugal; ICSA2016 - III Conferência Internacional de Estruturas e Arquitectura, Guimarães, Portugal; ICSA2013 - A 2ª Conferência Internacional em Estruturas e Arquitetura, Guimarães, Portugal; ICSA2010 - I Conferência Internacional de Estruturas e Arquitetura, Guimarães, Portugal; ICSB2008 - o 7º Simpósio Internacional sobre Pontes de Aço, Guimarães, Portugal; IABMAS2006 - 3ª Conferência Internacional sobre Manutenção, Segurança e Gestão de Pontes, Porto, Portugal; CIMAD’2004 - 1ª Conferência Ibérica sobre Construção em Madeira, Guimarães, Portugal.

Presidente da International Association of Structures and Architecture (2016-2022). Secretário do Comité Executivo da IABMAS - International Association for Bridge Maintenance and Safety (2002-2018). Desde 2006 é Presidente do Grupo Português da IABMAS. Em 1997 fundou a Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista.

Prémios: 2008 - Prémio IABMAS de Serviço Especial, em reconhecimento ao seu excelente serviço prestado à IABMAS (Associação Internacional para Manutenção e Segurança de Pontes) como organizador da “IABMAS’06 - A Terceira Conferência Internacional sobre Manutenção, Segurança e Gestão de Pontes”. 2008 - Medalha de ouro da Universidade de Tecnologia de Wroclaw, Polônia. 2005 - Prémio Thomas Fitch Rowland, ASCE - Sociedade Americana de Engenheiros Civis, EUA.
Arquitetura, Estruturas e Construção
Fabricação Aditiva
Cruz, P.J.S., Figueiredo, B., Carvalho, J. & Campos, T. (2020), Additive manufacturing of ceramic components for façade construction, Journal of Façade Design & Engineering, Volume 8, Number 1. pp. 1-20. DOI
Castro, J.D., Carneiro, E., Marques, S.M., Figueiredo, B., Pontes, A.P., Sampaio, A.M., Carvalho, I., Henriques, M., Cruz, P.J.S. (2020), Surface functionalization of 3D printed structures: Aesthetic and antibiofouling properties, Surface Science & Coatings Technology, 386 DOI