Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Bruno Figueiredo
Doutor em Arquitetura / Construção e Tecnologia (Universidade do Minho)
Presidência (Escola de Arquitetura, Arte e Design)

Professor Associado
  bfigueiredo@eaad.uminho.pt
   253510500 , 253510500
Bruno Figueiredo é Professor Auxilair da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD), sendo responsável por cursos dedicados ao ensino de Desenho Informático, Modelação Computacional e Fabrico Digital. Pessoal do ERASMUS+ Master in Building Information Modelling, coordenando o módulo BIM A+3 Parametric Modelling no BIM — www.bimaplus.org. Actualmente é Vice-Presidente para a Transferência e Valorização do Conhecimento, Comunicação e Internacionalização e membro do Conselho Científico da EAAD. Doutor em Arquitetura, área da Construção e Tecnologia pela EAAD (2016) com a tese Decodificação da De re aedificatoria de Alberti: uma abordagem computacional para a análise e geração da arquitectura clássica. Estudante visitante do Grupo de Design e Computação, MIT (2012). Mestrado em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa (2009), com a dissertação Projecto, Informática e Fabrico: para a integração das tecnologias digitais na Arquitectura. Licenciado em Arquitectura pela Universidade do Porto (2000). Membro da unidade de I&D do Laboratório de Paisagens, Património e Território — www.lab2pt.net, responsável pela coordenação do grupo de investigação Design e Tecnologia (DeTech). Membro fundador e coordenador do Advanced Ceramics Laboratory (Guimarães) — www.aclab-idegui.org. A sua investigação centra-se na utilização de ferramentas digitais na arquitectura, abrangendo o desenvolvimento de modelos computacionais generativos e analíticos, BIM, sistemas ciberfísicos interactivos e fabricação digital em processos de design arquitectónico, nomeadamente a implementação e controlo de técnicas de fabrico de aditivos.
Arquitetura Digital, Computação em Arquitetura, BIM, Automação na Construção, Fabricação Aditiva
Publicações selecionadas
2023/2024
Design Indústria