Paula Trigueiros
Doutoramento (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD))

Professor Auxiliar
  paula.trigueiros@eaad.uminho.pt
   +351253510500 , +351931662105
Professora Auxiliar da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e membro do LAB2PT desde Setembro de 2014. Iniciou a sua carreira como docente universitária em 1993 e desde essa data fez parte do corpo docente de Design industrial, de equipamentos e produtos, em várias instituições nacionais de ensino superior. É investigadora de pós-doutoramento no CIAUD desde abril de 2017 e faz parte do "RISEWISE -Women with Disability in social engagement" , um projeto Marie Sklodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange.
Frequentou o Mestrado em Design de Equipamentos e Produtos (no Porto - pró-IDUP) e especializou-se em Design Inclusivo a partir da investigação que conduziu à sua dissertação de Mestrado em Planeamento e Projeto de Ambiente Urbano da FAUP e FEUP, em 2000.
Em 2008 defendeu Tese de Doutoramento intitulada “Acessibilidade em Terminais de Uso Público” em que analisa alguns aspetos que podem favorecer a inclusão e a experiência do utilizador na interação com máquinas de venda.
Em 2013 integrou o grupo de investigadores do “Projeto Future Cities”, sedeado na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, representando a perspetiva da Arte e do Design nesta equipa. Em 2014 realizou um trabalho de investigação em Londres, na UCL IC- University College London Interaction Centre.
Publicou artigos e trabalhos académicos e tem sido convidada como oradora e formadora em diversos eventos sobretudo ligados às temáticas do Design, Criatividade, Acessibilidade e Inclusão.
É autora de inúmeros de projetos de arquitetura, equipamento e mobiliário e realizou trabalhos técnicos e consultadoria sobre interfaces e tecnologias, acessibilidade à informação e nos transportes, nomeadamente para o Metro do Porto e STCP.
Por sua iniciativa, desenvolveu vários projetos independentes, como o carro Golfinho - pioneiro na participação portuguesa na Eco-maratona Shell - e Música e Arquitetura. Em 2003 fundou os PLIM - Projetos Livres, Ideias em Movimento, grupo filantrópico que se dedica à exploração criativa de ideias. Dinamiza o Coro Trigueiros e integra os corpos diretivos de três Associações: a Associação de Assistência de Nossa Senhora das Candeias, IPSS, dedicada a idosos e crianças do concelho da Régua, a SUPERA (Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade) e a Associação Música Esperança Portugal.
Interacção
Cidade do futuro
Smartphone
Intervenção social