João Nunes Sampaio
Doutoramento em Design (Universidade de Aveiro)

Professor Auxiliar
  joao.sampaio@eaad.uminho.pt
   253510500
João Sampaio (Porto, 1979), designer industrial (desde 2002) e professor universitário (desde 2009), tendo leccionado nas universidades de Coimbra, Aveiro e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
É professor auxiliar na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho na Licenciatura em Design de Produto e no Mestrado em Design de Produto e Serviço.
Doutorado em Design (2016) pela Universidade de Aveiro, com a tese 'Narrativa e visualização - Estratégias para eficácia na prática de design colaborativo’.
É membro da unidade Lab2PT no grupo de investigação Design e Tecnologia (DeTech), e desde 2012 é investigador do laboratório internacional ID+DESIS, membro da rede DESIS - Design for Social Innovation and Sustainability. Participou em projectos de investigação como: Katch_e: Aliança de Conhecimento sobre o Desenvolvimento de Produtos-Serviços para a Economia Circular e a Sustentabilidade no Ensino Superior (KATCH_e); OIS - Workshops de Inovação Social; Projeto MELES - “More Entrepreneurial Life at European Schools” Escola de Verão de Aveiro e CEBT Ibérico - Competências Empreendedoras de Base Tecnológica - Programa de Mentoria de Empreendedorismo.

Mantém como interesses de pesquisa e actividade profissional o design de produto e serviços, design colaborativo, estratégias e ferramentas operativas para o design sustentável - nos quais o co-design incentiva uma abordagem ativa, envolvendo pessoas e stakeholders na geração de informação e desenvolvimento, levando a soluções eficazes e holísticas.
Design de produto e serviços
Inovação Social
Estratégias e ferramentas operativas para a prática do design colaborativo
Sampaio J., Afonso, A. (2021) Innovation through circular economy: Tool development for multidisciplinary approach to product-service-system, Design In: Design Culture(s) Cumulus Conference Proceedings Volume #2, Cumulus the Global Association of Art and Design Education and Research. Roma, 2021 DOI