II - Estudar na EAAD
Sou Caloiro
Onde encontro os planos de estudos, provas de ingresso e mais informações do curso?
A oferta educativa da Escola de Arquitetura, Arte e Design está disponível na página
www.eaad.uminho.pt.
Siga os seguintes passos:
1º - ENSINO >> Licenciaturas e Mestrados Integrados ou Mestrados ou Doutoramentos
2º - CONDIÇOES DE ACESSO
3º - PLANO DE ESTUDOS
4º - DIREÇÃO DE CURSO
5º - CALENDÁRIO ESCOLAR E HORÁRIOS
6º - FORMULÁRIOS E NORMAS
7º - AVISOS
8º - PORTFÓLIO
9º - CONTACTOS
Caso pretenda outros cursos e respetivos planos de estudos consulte o site da
Universidade do Minho.
O que são ECTS?
A sigla ECTS, abreviatura do termo em língua inglesa European Credit Transfer Scale, é o termo mais utilizado no ensino superior como parâmetro administrativo quantificador da dimensão de trabalho académico. Assim cada curso tem uma quantidade total de ECTS distribuídos anualmente e semestralmente. Por exemplo, um curso de 1.º ciclo tem 180 ECTS, correspondentes em regra a 60 ECTS por ano e a 30 ECTS por semestre e cada unidade curricular de um curso tem um número de ECTS associado. Poderás saber mais
aqui.
A Universidade do Minho tem um Regulamento pelo qual se rege?
O Regulamento Académico da Universidade do Minho (RAUM) estabelece regras gerais relativas à organização e funcionamento dos diferentes ciclos de estudos/cursos ministrados pela Universidade do Minho, bem como deveres e direitos de estudantes e docentes e procedimentos de avaliação e passagem de ano. Pode ser consultado
aqui.
Como posso fazer a deslocação entre campi (Braga e Guimarães)?
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) tem ao seu dispor autocarros afetos a estas localidades, em vários horários e diferentes paragens, pela autoestrada e pela estrada nacional. Poderás consultar os horários
aqui e comprar o teu bilhete nos GAA (Gabinetes de Apoio ao Aluno). Num futuro próximo, a AAUMinho disponibilizará também uma app que irá substituir os bilhetes impressos.
Que serviços eletrónicos tenho à minha disposição?
A UMinho disponibiliza um conjunto de serviços eletrónicos, fundamentais para o percurso de um estudante, nomeadamente o Portal Académico, Wifi Gratuito, uma plataforma de e-Learning e um e-mail pessoal para o aluno. Mais informações sobre os serviços eletrónicos disponíveis
aqui
Qual a plataforma de e-Learning na UMinho?
Os professores utilizam uma plataforma de e-Learning, a BlackBoard, para apoio ao ensino, onde habitualmente disponibilizam informações e conteúdos de cada unidade curricular. Poderás saber mais sobre a Blackboard
aqui.
Como me autêntico no wifi gratuito para os estudantes?
A Universidade do Minho possui uma rede wifi, gratuita para ti. É a rede wifi "eduroam", acessível em todos os campi e ainda nas instalações da maioria das instituições do ensino superior no país e na União Europeia. Podes configurar o teu equipamento – smartphones, tablets, etc - com o teu login institucional - o teu e-mail da UMinho, por exemplo a98989@alunos.uminho.pt – e respetiva password. Se precisares de apoio dirige-te aos
Serviços de Comunicações (SCOM) ou configura o teu dispositivo seguindo as instruções disponíveis na página
www.scom.uminho.pt
Terei uma conta de e-mail oficial na Universidade?
Sim, uma conta gratuita, com armazenamento de 50GB com proteção anti-spam/antivírus, integrada no OFFICE 365, criada automaticamente quando te inscreves. Está em:
mail.alunos.uminho.pt. Mais informações sobre o apoio aos estudantes em ferramentas digitais
aqui.
Quando tenho problemas no meu curso, a quem devo recorrer?
Em primeira instância, deverás recorrer ao Diretor de Curso ou à Comissão de Curso, que é o único órgão onde os delegados têm assento por inerência à função que desempenham. A Comissão de Curso é constituída pelo Diretor de Curso, professores e representantes dos estudantes do ciclo de estudos. Poderás saber mais acerca das Comissões de Curso, consultando o Regulamento Académico. Em segunda instância, os Conselhos Pedagógicos da respetiva Unidade Orgânica poderão auxiliar-te nos teus problemas. Terás ainda todo o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho, ou do próprio Provedor do Estudante, nos casos mais complexos e de difícil resolução.
Como posso aceder aos parques de estacionamento da UMinho?
Podes efetuar o pedido de acesso aos parques na tua área pessoal de aluno do
mail.alunos.uminho.pt. Mais informações sobre o apoio aos estudantes em ferramentas digitais
Portal Académico, em Secretaria Eletrónica > Parques
Sou Estudante Internacional
Quem é um estudante Internacional?
O estudante internacional é um estudante que não tem nacionalidade portuguesa.
Também não é abrangido pelo estatuto de estudante internacional:
- Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
- Os que não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
- Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei nº 393 – A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 272/2009, de 1 de outubro.
- Os estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar um ciclo de estudos, no âmbito de um programa de mobilidade internacional, para realização de parte do mesmo numa instituição de ensino superior estrangeira com quem a instituição tenha estabelecido um acordo de intercâmbio.
Posso candidatar-se à UMinho como estudante internacional?
Sim! Se …
- Não tiver cidadania Portuguesa;
-Não for um cidadão de um Estado Membro da União Europeia;
-Não viver ininterruptamente em Portugal há mais de 2 anos desde o 31 de Agosto do ano de candidatura;
-Não fizer parte de um programa de mobilidade internacional vindo de uma universidade estrangeira.
Quais os cursos que me posso matricular na Uminho?
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição nos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado e nos ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre da UMinho, na categoria de estudantes internacionais, estudantes estrangeiros que, nos termos da legislação em vigor, sejam detentores de:
a) Uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior no país em que foi conferido;
b) Um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente, nos termos da legislação em vigor.
Quais as fases de candidatura e onde me posso candidatar-me?
As fases de candidatura estão disponíveis no site da
Universidade do Minho. bem como onde te podes candidatar.
Calendário Escolar
Onde posso encontra o Calendário Escolar do meu Curso?
Na página da Escola de Arquitetura, arte e Design
www.eaad.uminho.pt:
- Selecionar ENSINO >> Licenciatura e Mestrados integrados >> escolher o curso que frequenta;
- No menu da direita, escolher a opção Calendário Escolar e Horários;
Horários
Como localizo uma sala de aula e os gabinetes dos professores?
Podes pesquisar e navegar pelos diversos edifícios da UMinho, verificando a localização de salas neste link. O número do Edifício onde a aula terá lugar é exibido na parte superior de cada edifício. Os gabinetes dos professores localizam-se no edifício de cada Escola/Instituto. No Dossiê de Unidade Curricular (DUC) de cada Unidade curricular, podes aceder à informação relativa ao horário e local de atendimento do docente. O DUC está acessível na plataforma de e-learning.
Nos cursos da Escola de Arquitetura, Arte e Design segues os seguintes passos
- Na página da Escola de Arquitetura, arte e Design
www.eaad.uminho.pt:
- Selecionar ENSINO >> Licenciatura e Mestrados integrados >> escolher o curso que frequenta;
- No menu da direita, escolher a opção Calendário Escolar e Horários;
Turnos / turmas
Como são criados os turnos/turmas e quais os critérios de escolha?
As turmas são criadas no primeiro dia de aulas da respetiva UC. A sua composição é anunciada pelo coordenador da UC no próprio dia.
Fico automaticamente inscrito num dos turnos/turmas?
Sim. Mesmo que não compareças no primeiro dia de aula, ficarás automaticamente inscrito numa das turmas
Como sei em que turno/turma fiquei?
Serão afixados os turnos/turmas num local habitual para o efeito. Contudo, poderás dirigir-te ao docente da UC
Sou trabalhador estudante. Tenho prioridade nos turnos/turmas?
Sim. O estudante trabalhador tem prioridade na escolha de turnos/turmas nas UC, sempre que tal se aplique. Deverás informar o docente do teu estatuto.
Delegados / subdelegados
Qual o papel de um delegado e subdelegado?
O delegado e subdelegado de turma é um estudante dessa turma, eleito pelos colegas, para representar a turma nos diversos órgãos e estruturas onde intervém, bem como junto dos docentes. Transmite as informações entre professores e alunos, age como porta-voz da turma, é responsável por denúncias de eventuais problemas no quotidiano da turma que representa e procura soluções para os mesmos. O delegado e subdelegado devem ser eleitos pelos colegas de turma no início de cada ano letivo, devendo a sua eleição ser de imediato comunicada à Secretaria da Escola.
Intercâmbio / Erasmus +
Como devo proceder para me candidatar ao Erasmus +?
Aconselhamos que participe nas Sessões de Divulgação que os SRI organizam durante o período de candidaturas, bem como as divulgações da Escola de Arquitetura, onde podes esclarecer todas as tuas dúvidas em relação aos programas de mobilidade.
Quais os requisitos necessários para me candidatar ao período de intercâmbio?
Pode candidatar-se a um período de mobilidade o estudante com média igual ou superior a 10 valores.
Para realizar este período, o estudante deve:
a) No ciclo MIARQ, estar a frequentar o 3º ano e se candidate a programa de mobilidade para o ano seguinte (frequência parcial ou total do 4º ano); do mesmo modo, para o estudante que se encontre a frequentar o 4º ano e se candidate a programa de mobilidade para o ano seguinte (frequência parcial do 5º ano)
b) Nos ciclos LDP e LAV, para o estudante que esteja a frequentar o 2º ano e se candidate a programa de mobilidade para o ano seguinte (frequência parcial ou total do 3º ano)
c) No ciclo MDPS, para o estudante que esteja a frequentar o 1º ano e se candidate a programa de mobilidade para o ano seguinte (frequência parcial do 2º ano)
d) No ciclo MDPS, para o estudante que se encontre a frequentar o 3º ano do ciclo LDP e se candidate a programa de mobilidade para o ano seguinte (frequência parcial do 1º ano)
e) No ciclo PDA, para o estudante que se candidate a programa de mobilidade será feita uma avaliação pela direção de curso.
Em que ano curricular posso fazer Eramus+?
Os períodos de mobilidade previstos para cada um dos ciclos de estudo em curso desta UO são:
a) no ciclo MIARQ, o 7º e/ou 8º, e/ou 9º semestre;
b) nos ciclos LDP/LAV, o 5º e/ou 6º semestre;
c) no ciclo MDPS, o 2º ou 3º semestre.
Como funciona a seriação dos alunos?
Em termos gerais, a seriação é feita com base em informações curriculares do estudante candidato recolhidas até ao ano anterior ao da candidatura. Assim:
f) no ciclo MIARQ, para o estudante que esteja a frequentar o 3º ano será calculada a média dos 1º e 2º anos; do mesmo modo, para o estudante que se encontre a frequentar o 4º ano será calculada a média dos 1º, 2º e 3º anos;
g) nos ciclos LDP e LAV, para o estudante que esteja a frequentar o 2º ano será calculada a média do 1º ano;
h) no ciclo MDPS, para o estudante que esteja a frequentar o 1º ano será feita uma avaliação pela direção do ciclo de estudos;
i) no ciclo MDPS, para o estudante que se encontre a frequentar o 3º ano do ciclo LDP será calculada a média do 1º e 2º anos de LDP, esta candidatura fica condicionada à seriação e inscrição no ciclo MDPS;
j) no ciclo PDA, para o estudante que se candidate a programa de mobilidade será feita uma avaliação pela direção de curso
Quais as Universidades Parceiras?
A UMinho dispõe de uma ampla rede de instituições parceiras no âmbito do Programa Erasmus+. Estas parcerias facilitam a aceitação dos estudantes selecionados pela UMinho mas a instituição de acolhimento deverá confirmar a aceitação ou a recusa dos estudantes, após a receção das candidaturas.
Poderá consultar
aqui a lista de universidades parceiras de cada área de estudos/departamento.
Regime de precedências
Funcionamento dos 7º, 8º e 9º semestres do MIARQ
Quais as áreas disciplinares dos cursos de Arquitetura que poderei frequentar?
As áreas Disciplinares são:
d) Cidade e Território
e) Construção e Tecnologias
f) Cultura Arquitetónica
Posso frequentar as áreas disciplinares que eu quiser?
Não. A seriação para as áreas disciplinares é feita de acordo com a média ponderada relativa às classificações das UCs (realizadas e não realizadas) até ao ano letivo anterior ao da primeira inscrição na Área (contabilizadas no início do ano letivo) e já creditadas pelos SAUM, conforme o calendário escolar aprovado pelo Conselho Pedagógico da EAAD.
Como funciona a inscrição em bloco?
O estudante que ficar colocado numa determinada área (ex: área A – Cidade e Território) terá de frequentar obrigatoriamente em bloco as UCs Atelier + Seminário + Obrigatória.
Posso repetir a mesma área disciplinar no semestre seguinte?
Sim. No entanto, o estudante terá de frequentar nos 3 semestres (7º, 8º e 9º semestre) duas áreas diferentes (ex: se no 7º e 8º semestre frequentar a área A, no 9º semestre terá de frequentar a área B ou C)
Se eu reprovar numa das áreas disciplinares posso voltar a frequentar essa área?
Os estudantes repetentes são considerados supranumerários e podem frequentar a mesma área.
Onde posso fazer a minha inscrição nas áreas disciplinares e opcionais?
A inscrição no 7º, 8º e 9º semestre é feita na secretaria da EAAD, nos prazos afixados no calendário escolar e no site, bem como disponibilizados nos locais habituais para o efeito, para o processo de seriação.
Esqueci-me de entregar a ficha de inscrição para a seriação das áreas disciplinares/opcionais do 4º e 5º anos. Como devo proceder?
Os alunos que não realizarem, no período previsto, a inscrição na secretaria da EAAD para o processo de seriação, ficarão limitados na escolha das áreas às vagas não preenchidas.
Laboratório de investigação
Como posso escolher a equipa de orientação?
O estudante deve ser orientado por equipa de orientação (um ou dois elementos com grau de doutor) indicado numa lista de orientadores elegíveis definidos anualmente pelo Diretor de Curso. A equipa de orientação pode incluir membros externos à UOEI, com mérito reconhecido pelo Conselho Científico da UOEI, desde que assegurada a presença de um elemento da lista de orientadores elegíveis..
Como posso pedir a Admissão a Laboratório de Investigação?
O pedido de admissão ao Laboratório de Investigação deverá ser formalizado na Secretaria da EAAD, nos períodos indicados no calendário letivo para as épocas previstas no calendário escolar, através de requerimento de admissão a Laboratório de Investigação onde deverá constar, identificação do candidato, da equipa de orientação, título provisório, resumo e plano de trabalhos.
Com quantas ECTS em atraso poderei ser admitido em Laboratório d Investigação do MIARQ?
O estudante que tiver apenas 10 ECTS em atraso poderá ficar admitido a Laboratório de investigação.
Quando posso submeter a minha prova de mestrado e como?
Os alunos admitidos a Laboratório de Investigação pela 1ª vez, de acordo com os prazos fixados pelo Diretor de Curso no início do 10º semestre, podem submeter prova a partir da época normal (entrega de junho). Os alunos readmitidos a Laboratório de Investigação podem submeter prova a partir da fase de abril.
Como devem submeter e onde?
O estudante deve submeter no Portal Académico o requerimento, nas fases indicadas no calendário escolar, em http://alunos.uminho.pt, Portal Académico> Secretaria Eletrónica> Requerimento de Provas Públicas
Quais os documentos que necessito de anexar na submissão?
Os documentos para submissão de Provas Académicas são:
a) um (1) exemplar da dissertação ou do trabalho de projeto;
b) um (1) exemplar do curriculum vitae;
c) parecer(es) do(s) orientador(es) (doc A - minuta disponível no site da Escola);
d) declaração provisória para depósito da dissertação no RepositóriUM (Despacho RT - 31 /2019 - Anexo 5A)
Quando posso defender a minha tese de mestrado?
A sua apresentação pública só pode ser realizada após a conclusão de:
a) 270 ECTS do Ciclo de Estudos do MIARQ.
b) 90 ECTS do Ciclo de Estudos de MDPS
Qual o valor das propinas para quem só esta inscrito à tese?
O valor das propinas a pagar pelo estudante que, para efeitos de conclusão da dissertação, relatório de estágio, trabalho de projeto ou tese, faça uma reinscrição no último ano curricular de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre apenas à respetiva UC ou se reinscreva em um ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2º ciclo) ou ao grau de doutor é proporcional ao número de meses decorridos até à entrega da respetiva dissertação relatório de estágio ou trabalho de projeto, no caso do mestrado, ou da tese, no caso do doutoramento, de acordo com o número correspondente de trimestres.