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Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (CEEAUM) está vocacionado para acolher projetos de interação com a sociedade, tendo como objetivo valorizar as competências profissionais e científicas de docentes e investigadores através da elaboração de estudos, projetos e outros trabalhos especializados.
Regulamento do CEEAUM
O CEEAUM iniciou atividade em 2009 com o convite dirigido pela Câmara Municipal de Guimarães, efetuado no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012, para a realização do Projeto de Requalificação Urbana da Praça do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António em Guimarães, coordenado pela Professora Maria Manuel Oliveira.
Respondendo ainda a diversas instituições e à própria UMinho, o CEEAUM tem desenvolvido múltiplos projetos, dos quais se destacam o Projeto de Requalificação do Baluarte de Santo António - Centro de Interpretação da Cité Portugaise em El Jadida, Marrocos, cidadela classificada como Património da Humanidade pela UNESCO; o Projeto de Requalificação da Casa Jardim do Museu Nogueira da Silva, em Braga, para acolhimento do espólio de Maria Ondina Braga; o Projeto de Instalação da Unidade de Arqueologia da UMinho no Convento de São Francisco de Real, parte integrante do conjunto monumental formado pela Capela de São Frutuoso de Montélios e pela Igreja paroquial de São Jerónimo, em Braga; O Projeto de Requalificação do Conjunto Arquitectónico do Largo do Paço, que se constitui como um dos mais simbólicos marcos arquitectónicos na história da cidade de Braga; o Projeto de Reabilitação do Centro Cívico da Vila das Taipas, área central estruturante do sistema urbano de Guimarães; o Projeto do Repositório de Memória, para a Casa da Memória De Guimarães; o Projeto para as Cicloficinas U-Bike da UMinho, para os campi de Azurém, em Guimarães, e Gualtar, em Braga; e ainda o Projeto de Instalação dos Serviços Administrativos da UMinho no edifício 10 no Campus de Gualtar, em Braga.
No exercício da sua autonomia científica e cultural, o CEEAUM, defendendo uma política de valorização recíproca, abre-se a colaborações interdisciplinares e promove o intercâmbio de conhecimento com a comunidade.