Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

COISAS DA IMAGINAÇÃO - ateliers de experimentação artística na EAUM Voltar

23/07/2018 - 27/07/2018    EAUM, Guimarães
No âmbito do lançamento da nova Licenciatura em Artes Visuais, a EAUM organizou a atividade “Coisas da Imaginação - ateliers de experimentação artística”, dirigido especialmente aos filhos dos membros da comunidade UMinho, entre os 7 e os 12 anos.

Vídeo da Atividade
Nestes ateliers, as crianças exploraram os seus próprios processos criativos e artísticos, com toda a liberdade e espontaneidade. Com eles, invadiram salas de aula, corredores, janelas e jardins, instigando diariamente a sua criatividade com recursos a materiais e técnicas diferentes. Juntos, transformamos a Escola de Arquitetura num lugar para a imaginação habitar.

Horário: Acolhimento- 8h30 às 9h30 e 17h às 18h; Atividades - 9h30 às 12h30 e 14h às 17h; Almoço -12h30 às 14h.
Vagas:
7 a 20 participantes por dia (prioridade na inscrição para os filhos dos trabalhadores docentes e não-docentes da UMinho*, ou ainda de alumni da EAUM)

Local:
Escola de Arquitetura da UMinho, Campus de Azurém, Guimarães

Orientação: Amanda Midori e Ludgero Almeida
Valor: membros da comunidade UMinho 5€/dia | inscrições de externos: 20€/dia)
Inclui: material para os ateliers; seguro; lanche da manhã; almoço; lanche da tarde.
Inscrições: até 15 de julho, enviando o formulário em anexo devidamente preenchido para presidencia@arquitetura.uminho.pt (nota: as vagas serão preenchidas por ordem de chegada; as inscrições seriadas serão notificadas e deverão proceder ao pagamento da taxa de inscrição nas 24h subsequentes; caso a EAUM não receba o comprovativo de pagamento nesse prazo, a vaga transitará para as restantes inscrições em lista de espera).

Programa
(obs: poderão escolher um, dois ou vários dias para participar)


23/07 O nascimento das cores
Como são feitas as tintas? Utilizando pigmentos vegetais e minerais, terras, especiarias e materiais naturais criaremos diversas cores. Dedicado à pintura, este será um dia para inventar tintas e pintar à beça: sozinhos e em coletivo.

24/07 A construção dos lugares
Vamos desenhar no espaço! Inventaremos labirintos, tendas, casotas. Lugares para deitar, saltar, atravessar, espreitar ou para se esconder. Brincaremos e criaremos dentro e fora da Escola instalações que nos permitam, de maneira criativa, ocupar com o nosso corpo o ambiente que nos rodeia.

25/07 Imagens ao infinito
O nosso atelier ficará repleto de imagens, elas são muito parecidas, mas se olharmos bem nenhuma será igual à outra. Há diferentes maneiras de reproduzir as imagens e vamos conhecer algumas delas. Há quem use as plantas para fazer fotografias, outros gostam de experimentar a fotocopiadora, o estêncil ou a isogravura. Qual será aquela que tu vais mais gostar?

26/07 Ver com os olhos do desenho
Linhas duras, grossas, macias ou longas. Rápidas como o pássaro que voa ou tão lentas como as nuvens. Nas janelas desenharemos aquilo que vemos, paisagens e retratos. Imaginaremos e descobriremos a textura das coisas através da frotagge e de diferentes tipos de riscadores. Como os antigos artistas, inventaremos câmaras escuras para desenharmos o mundo de pernas para o ar!

27/07 Mãos que criam mundos
Mãos que amassam, apertam e separam. Mãos que mexem, agarram e esburacam para investigar o formato e volume das coisas. Utilizaremos gesso, barro, terra, frutas, legumes e aquilo tudo o que o bosque nos suscitar para criar os mais variados objetos tridimensionais.

Amanda Midori
Artista visual e arte-educadora. Mestre em Arte e Design para o Espaço Público pela FBAUP (PT), especialista em Educação Inclusiva pela FMU/FIAM-FAAM (BR) e graduada em Artes Visuais pela UNESP (BR). Atua na arte-educação desde 2007, tendo trabalhado em lugares como Museu de Arte Moderna de São Paulo (BR), Serviço Social do Comércio (BR), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (PT), Transforma (PT), Pinacoteca do Estado de São Paulo (BR) e A’Oficina (PT).


Ludgero Almeida
Artista plástico, arte-educador e produtor cultural. Mestrando em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela FPCEUP (PT). Licenciado em Artes Plásticas, ramo de pintura,pela FBAUP (PT). Tem exposto regularmente desde 2009, sendo recentes as exposições individuais: “Do sintoma indelével”, realizada no Centro Para os Assuntos de Arte e Arquitectura (PT) em 2018; “Ciência de uma terra desolada”, apresentada na Galeria do Centro Cultural da UFG (BR) e na Galeria Alcindo Moreira Filho da UNESP (BR) em 2017 e no Silo Espaço Cultural (PT) em 2016.


Mais informações em:

www.arquitetura.uminho.pt
divulga@arquitetura.uminho.pt
presidencia@arquitetura.uminho.pt

telef. 253510503 (ext. 510503)
​​​​​​​​   Formulário de inscrição
coisas da imag