Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Exposição "Ruínas e Fragmentos" Voltar

06/12/2023 - 13/12/2023    Garagem Avenida - Guimarães
A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho acolhe, na Galeria da Garagem Avenida, a Exposição Ruínas e Fragmentos, com curadoria de Beatriz Duarte, e com trabalhos das artistas Ana Rocha, Cristianne Melo, Flora Paim, Lara Teixeira e Martín Hernández Molín.
A exposição estará patente na Garagem Avenida, de 6 a 13 de dezembro, com horário de abertura ao público às de quarta a sexta-feira, das 14h00 às 17h00. A inauguração da exposição terá lugar no dia 6 dee dezembro pelas 17h00 com presença da curadora e das artistas. Mo dia 13 de dezembro ocorrerá a apresentação do livro "Desindustrialização, ainda".

Ruínas e Fragmentos apresenta processos e produções artísticas desenvolvidos a partir de ativações da Fábrica do Arquinho, em Guimarães, durante o primeiro semestre de 2023. O projeto curatorial* visa compreender as narrativas que essa ruína industrial e os seus vestígios contêm e provocam, considerando a sua condição intersticial, entre o uso industrial pregresso e o futuro projeto de reabilitação. As respostas dos artistas a essa indagação abrangem diversas linguagens — objetos encontrados, registros de performance, áudios, fotografias experimentais e escrita —, e tratam-se, sobretudo, da mostra processual do trabalho de campo feito nesta (e sobre a) fábrica. As propostas artísticas concentram-se no registro da entropia do espaço, na experimentação com a heterotopia dessa anti-monumentalidade e no duplo gesto de inventar e inventariar, incluindo, em alguns casos, a decomposição e o esquecimento como elementos intrínsecos à construção das obras. *

A pesquisa curatorial da exposição integra-se no projeto de doutoramento em Educação Artística de Beatriz Duarte (i2ADS-FBAUP), financiado pela FCT (ref.2021.04620.BD) e intitulado “Heranças contemporâneas ressignificadas: estrategias de curadoria e mediação artística de passados recentes”, com orientação cientifica de Inês Moreira (CEAA-ESAP) e Thiago Assis (i2ADS-FBAUP).
Exp_Ruinas