Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Exposição "O valor permanente da obra de Fernando Távora" Voltar

18/11/2023 - 20/01/2024   
Integrada no programa Távora 100 – Comemorações do Centenário de Nascimento do Arquiteto Fernando Távora, a exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora”, com curadoria de Vincenzo Riso e Ana Luísa Rodrigues, inaugura no próximo dia 18 de novembro de 2023 pelas 15h00 na Sede da Assembleia de Guimarães.
A exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora” mostra estudos desenvolvidos por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura da EAAD-UM, no âmbito da U.C. Atelier de Projeto (5º ano), sob o tema da conservação do património Moderno. No ano académico 2015-2016, os estudantes tiveram como estudo de caso o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira (1953/1959), da autoria de Fernando Távora. E no ano de 2021-2022, o edifício sede da Assembleia de Guimarães também de Fernando Távora. Ambos os exercícios tiveram como pressuposto o estudo dos edifícios, tendo em vista a definição de intervenções para a sua boa conservação e uso. Os estudos assim particularizados destas duas obras ensaiam uma reflexão acerca das qualidades absolutas da obra de Fernando Távora, aqui especificamente reconhecida na correspondência entre princípios de idealização da construção e a sua realidade material. Assim propõem-se em exibição coordenada os resultados dos trabalhos escolares desenvolvidos.

A exposição, com organização da Assembleia de Guimarães (Rui Vítor Costa) e da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (Bruno Figueiredo) (EAAD/UMinho) e com apoio da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (Lab2PT), estará patente na Sede da Assembleia de Guimarães, até 20 de janeiro de 2024, de segunda-feira a domingo, das 13h00 às 22h30.

O programa Távora 100 é uma iniciativa conjunta da Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra para a Organização das Comemorações do Centenário do Nascimento do Arquiteto Fernando Távora.
Exp_tavora