Matriculação no Curso de Doutoramento em Arquitetura
1. Como faço a minha matrícula?
- A matrícula e inscrição nos cursos da UMinho é efetuada na
Secretaria Eletrónica do Portal Académico, na opção
Inscrições > Inscrição ano letivo, com o login de estudante que lhe foi atribuído no momento do registo.
- Para aceder a essa área reservada do Portal, clique em Login (canto superior direito do ecrã) e coloque os dados de acesso (login + password).
- Recomenda-se a realização deste processo a partir de um computador, usando, de preferência, o browser em modo privado.
2. Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula e inscrição?
- No decorrer do processo será necessário o documento de identificação (cartão de cidadão para estudantes nacionais; passaporte ou documento legalmente equivalente para estudantes internacionais); uma fotografia (tamanho 180x180 e formato .jpeg, .jpg, .gif, .bmp ou .png); e, o boletim individual de saúde – capa e página da vacina do tétano (formato .pdf).
- Para estudantes internacionais, será ainda necessária
autodeclaração de meios de subsistência, devidamente preenchida e assinada (formato.pdf).
3. Qual é o meu login?
- O login de estudante da UMinho, que deverá ser usado para acesso aos serviços eletrónicos disponibilizados pela Universidade,
é enviado por email ou sms, aquando da submissão de candidatura (e só para este efeito) e após admissão no curso (sendo então diferente), e é constituído pelo prefixo A, PG ou ID (dependendo do ciclo de estudos), seguido de um número.
- A
password de acesso nunca é enviada, devendo ser definida pelo próprio estudante.
- A definição ou alteração da password é feita no Portal Académico, clicando em Login (canto superior direito do ecrã) e selecionando
Esqueceu a password?
4. Estou com dificuldade em realizar a matrícula, pois aparece a mensagem "Esta lista não foi partilhada consigo". O que faço?
- Essa mensagem surge por ter gravado, no browser de internet que está a utilizar, o login e password de candidato, que criou para registar a candidatura.
- Para ultrapassar essa dificuldade, limpe os cookies do browser, ou utilize outro browser, ou uma janela de navegação anónima.
5. Já fui estudante na UMinho e agora fui admitido noutro curso. O login e password são os mesmos?
- Se já foi estudante da UMinho
do mesmo grau de ensino, o login e password mantêm-se.
- Caso não se recorde da password, poderá definir nova password no Portal académico, clicando em
Login (canto superior direito do ecrã), selecionando
Esqueceu password? e seguindo os passos que serão indicados.
6. Como posso recuperar a password de acesso ao Portal Académico?
- Caso não se recorde da password, poderá definir nova password no Portal académico, clicando em Login (canto superior direito do ecrã), selecionando
Esqueceu password? e seguindo os passos que serão indicados.
7. Como posso solicitar a atualização de dados pessoais?
- Sendo aluno da UMinho, poderá atualizar ou solicitar a atualização dos dados pessoais através da sua página pessoal no Portal Académico.
- Caso pretenda atualizar o número de telemóvel, o email alternativo ou a morada, deverá aceder ao Portal Académico, área
O meu perfil > Dados pessoais > Alterar contactos.
- Caso pretenda atualizar outros dados, tais como dados constantes do documento de identificação (número, validade, filiação, número de identificação fiscal) ou a validade da vacinação contra o tétano, deverá aceder ao Portal Académico e registar o pedido na Secretaria Eletrónica, opção
Pedidos > Novo Pedido > Alteração de dados pessoais.
8. O que é a residência permanente?
- A residência permanente é a morada do local onde vive.
9. O que é a residência em tempo de aulas?
- É a morada do local onde irá viver durante os dias de aulas. Se for igual à residência permanente, basta selecionar a opção "coincide com a residência permanente".
10. Ainda não sei qual vai ser a residência em tempo de aulas. Como preencho esse campo?
- Selecione a opção "coincide com a residência permanente". Quando tiver definida a morada em tempo de aulas, basta atualizar essa informação na área
O meu perfil > Dados pessoais do Portal Académico.
11. Não consigo avançar com a minha inscrição pois, quando preencho o campo referente ao nível de escolaridade, aparece a mensagem "o nível de escolaridade completo indicado é incompatível com o ano de conclusão!". O que faço?
- Essa mensagem alerta que o nível de escolaridade selecionado não é congruente com o ano de conclusão da habilitação. Regra geral, surge quando o estudante está a selecionar a opção Licenciatura (pré-Bolonha, conclusões anteriores ao ano de 2009), quando deveria selecionar
Licenciatura – 1º ciclo. A correção dessa seleção solucionará a dificuldade descrita.
12. Como submeto os documentos no processo inscrição?
- No passo específico de submissão de documentos do processo de inscrição, clique em
browser, selecione o ficheiro do documento pretendido e clique em
adicionar.
13. Se depois de registar a inscrição quiser adicionar, remover ou trocar alguma unidade curricular, é possível?
- São permitidas alterações à inscrição por um breve período de tempo, respeitando necessariamente os limites de ECTS de inscrição impostos pelo Regulamento Académico, bem como eventuais limites de vagas no caso de unidades curriculares de opção.
- O prazo para apresentação de pedidos de alteração da inscrição é anualmente divulgado na área de Avisos do separador
Estudantes do Portal Académico.
14. Tenho que escolher já as unidades curriculares de opção?
- Se lhe forem apresentadas as unidades curriculares de opção para escolher, tem que efetuar a escolha nesse momento.
15. Não aparecem as unidades curriculares de opção para selecionar. Como faço essa escolha?
- Se não lhe são apresentadas unidades curriculares de opção para escolha, tem que efetuar essa escolha posteriormente no Conselho Pedagógico da Escola/Instituto que ministra o curso.
16. Fui admitido no curso de Doutoramento em Arquitetura. Se não fizer a inscrição dentro dos prazos estabelecidos, perco a minha vaga?
- Os candidatos admitidos nos ciclos de estudos da UMinho devem proceder à matrícula e inscrição no prazo fixado para o efeito, sob pena de perderem o direito à vaga, a qual transitará para candidatos suplentes ou para próxima fase de candidatura, quando aplicável.
17. Como faço o pagamento da taxa de inscrição?
- Depois de registada a inscrição, deve aceder à área
O meu perfil > Pagamentos do Portal Académico. Clicando no símbolo do euro (€) poderá selecionar a modalidade de pagamento pretendida: referência multibanco (apenas possível em Portugal); MB Way (apenas possível em Portugal); cartão de crédito.
18. Qual o prazo limite de pagamento da taxa de inscrição?
- O prazo limite para pagamento é, regra geral, o último dia do período de inscrição.
- Pode confirmar a data concreta na área
O meu perfil > Pagamentos do Portal Académico.
19. Como posso consultar a minha inscrição?
- Poderá consultar a inscrição efetuada na Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Inscrições > Consulta da última inscrição.
20. Como tenho um comprovativo da inscrição?
- Após pagamento da taxa de inscrição, poderá descarregar a fatura/recibo respetiva na área
O meu perfil > Pagamentos do Portal Académico.
- A declaração de inscrição será automaticamente disponibilizada área
O meu perfil > Documentos do Portal Académico no decorrer da semana seguinte à realização e pagamento da inscrição.
- Pode, também, confirmar a sua inscrição na Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Inscrições > Consulta da última inscrição.
21. Como posso obter uma declaração de inscrição no ano letivo?
- As declarações de inscrição são emitidas sem necessidade de pedido por parte dos estudantes.
- Após a matrícula e/ou inscrição no ano letivo, as declarações são geradas automaticamente, procedimento que se repete semanalmente para contemplar os estudantes que, entretanto, se inscrevam.
- Estas declarações são depois assinadas digitalmente e disponibilizadas no Portal Académico, área
O meu perfil > Documentos.
22. Como posso obter um comprovativo de matrícula para entregar no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para o visto de estudante?
- A emissão de declaração de inscrição para concessão de autorização de residência como estudante do ensino superior (visto de estudante), em língua portuguesa ou inglesa, poderá ser solicitada através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Pedidos > Novo Pedido > Declaração > Declaração de inscrição (para efeitos de visto).
- Aquando desse registo, poderá indicar no campo de "observações" se que pretende digitalização desse documento em resposta ao pedido, independentemente do método de levantamento que irá selecionar de seguida – envio do documento por via postal (mediante pagamento de portes de envio), Portal Académico ou, ainda, levantamento do documento na secretaria do Serviço de Gestão Académica (Campus de Gualtar).
- O levantamento do documento na secretaria do Serviço de Gestão Académica apenas será possível quando o pedido se encontrar no estado "aguarda levantamento documentação" na Secretaria Eletrónica.
- Os portes de envio encontram-se fixados na
tabela de emolumentos em vigor.
23. Como posso solicitar uma declaração de inscrição com indicação das unidades curriculares nas quais estou inscrito?
- A emissão de declaração de inscrição com referência às unidades curriculares na quais se encontra inscrito, em língua portuguesa ou inglesa, poderá ser solicitada através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Pedidos > Novo Pedido > Declaração > Declaração de inscrição detalhada.
- Aquando desse registo, poderá optar pelo envio do documento por via postal (mediante pagamento de portes de envio), pela verificação eletrónica da situação académica (apenas para alunos de licenciatura ou mestrado integrado) ou, ainda, pelo levantamento do documento na secretaria do Serviço de Gestão Académica (Campus de Gualtar).
- O levantamento do documento na secretaria do Serviço de Gestão Académica apenas será possível quando o pedido se encontrar no estado "aguarda levantamento documentação" na Secretaria Eletrónica.
- Os portes de envio encontram-se fixados na
tabela de emolumentos em vigor.
24. Como posso solicitar a emissão do cartão de estudante?
- Na sequência do protocolo estabelecido entre a UMinho e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), a emissão dos cartões de estudante dos alunos inscritos nos ciclos de estudos da UMinho é assegurada pela CGD.
- Assim, para emissão do cartão de estudante, indispensável para se identificar como aluno da UMinho, deverá dirigir-se a uma agência da Caixa Geral de Depósitos, preferencialmente à agência do Campus de Gualtar (Braga) ou à agência mais próxima do Campus de Azurém (Guimarães).
25. Perdi o meu cartão de estudante. Como posso solicitar a emissão de novo cartão?
- Para reemissão do cartão de estudante, deverá dirigir-se a uma agência da Caixa Geral de Depósitos, preferencialmente à agência do Campus de Gualtar (Braga) ou à agência mais próxima do Campus de Azurém (Guimarães).