Brochura:
Edição 2022/2023 do Doutoramento em Arquitetura
A definição de "arquitetura" muda ao longo do tempo. Face às necessidades do mundo e às inovações da arte e da tecnologia, os contornos da arquitetura vão sendo reinventados: a utilidade que lhe damos, aquilo em que pensamos quando reflexionamos sobre ela, o que desejamos que ela seja. Inventamos metodologias para intervir, recorremos a outras disciplinas, experimentamos olhar a partir de outros pontos de vista. É pensando nesta abertura que a Escola de Arquitetura, Arte e Design lança mais uma edição do seu Doutoramento em Arquitetura.
O Doutoramento em Arquitetura visa capacitar não só arquitetos, mas também candidatos com formações diferentes para a investigação em Arquitetura, área que permite integrar a interdisciplinaridade da investigação num ambiente de debate, investigação e partilha de conhecimentos e experiência.
O Plano A do curso permite ampliar os conhecimentos dos estudantes na área da Arquitetura, bem como nos domínios específicos das especialidades que promove, de forma ativa e consciente.
As candidaturas estão abertas na semana de 5 a 9 de dezembro de 2022, e devem ser formalizadas através do portal do aluno: https://alunos.uminho.pt.
Programa
Com uma vocação interdisciplinar, o PDA abre numa área única, transversal às suas três áreas de especialidade – Cidade e Território, Construção e Tecnologia e Cultura Arquitetónica – que poderão assim contaminar-se em função da especificidade temática das investigações que os alunos desejarem levar a cabo. Pressupõe-se que a arquitetura tem contornos temáticos e metodológicos em permanente redefinição. A reflexão sobre os dispositivos conceptuais e operativos da arquitetura, bem como a sua potencial porosidade disciplinar, podem conduzir livremente a novas perspetivas sobre o mundo – sobre os seus objetos e espaços.
A condição contemporânea do "urbano" e do "natural", novas ruralidades, construir e habitar como componentes de um ecossistema biológico / tecnológico / social, a fixação e a circulação de populações no planeta, as dimensões política e artística da arquitetura, turismo, imagem, exposições e edições, a ficção e os seus diversos media – são territórios temáticos que poderão exemplificar a amplitude do Programa.
O Plano A do Doutoramento em Arquitetura contempla 2 semestres letivos iniciais para a frequência d e UC de formação (curso de doutoramento), e acompanhamento tutorial da Tese nos 4 se mestres seguintes. A partir do 2º ano é possível a frequência do curso a tempo integral ou a tempo parcial.
O Lab2PT e os doutorandos
O PDA conta com o apoio de reputados investigadores de diversas áreas disciplinares. Os alunos selecionados para frequentar o PDA integrarão o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), unidade de I&D classificada como "Excelente" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). (http://www.lab2pt.net/). No âmbito do Lab2PT, os alunos poderão ter oportunidade de auferir de bolsas, integrando dos projetos que se encontrem em curso. Cabe referir que, nos últimos 7 anos, o Lab2PT concedeu 24 bolsas na área de Arquitetura, no âmbito dos diversos projetos desenvolvidos no centro de investigação, dos quais se destacam:
The Sea and the Shore, Architecture and Marine Biology: The Impact of Sea Life on the Built Environment (Sardinha); Tecnoscientific Networks in the construction of the built environment in the Portuguese Empire (1647-1871) (TechNetEMPIRE); Visual Spaces of Change (VSC); Spaces and lifestyles from the Portuguese period in Northern Africa: cities and towns of the "Overseas Gharb" (15th to 17th centuries) (ESPANAFRI); Ruínas e terrenos vagos nas cidades portuguesas: explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados e propostas de planeamento alternativo para a cidade perfurada (NoVOID); Fabricação Aditiva de Produtos Cerâmicos Inovadores e Multifuncionais para Sistemas Arquitetónicos (KERAMOS) e Codfish Architecture (Codfish).
Atualmente, o Lab2PT tem 4 projetos financiados que desenvolvem investigação na área da Arquitetura, nomeadamente, os plurianuais UIDB e UIDP; Living Lab of Interactive Urban Space Solutions (Lab4U&Spaces) e Azores EcoBlue (AZEB).
Nesta fase, podem referir-se alguns dos investigadores que irão fazer parte do corpo docente do curso:
- Ana Cristina Pereira (CECS – UM), "Arquitetura, Colonialidade e Contravisualidade"
Ciência ID – 5D15-23FF-A459
- António Guerreiro (Faculdade de Belas Artes – UL), "Memória"
https://electramagazine.fundacaoedp.pt
- Bruno Figueiredo e João Cabeleira (Lab2PT / EAAD – UM), "O que é a virtualidade?"
Ciência ID – B21C-AEB4-3CD6
- Carlos Bártolo (CITAD / Universidade Lusíada), "O novo e o não-novo do Estado Novo"
Ciência ID – F518-7DA5-7D55
- Cidália Silva (Lab2PT / EAAD – UM), "Território e Tempo"Ciência ID – 481C-A224-BCF0
- Delfim Sardo (Escola das Artes - UC), "Sobre os amores (não) correspondidos entre arte e arquitetura"
- Eliana Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais – UC), "Arquivos e Viagens"
Ciência ID – 391C-C63E-25DA
- Francisco Ferreira (Lab2PT / EAAD – UM), "Cidade, Cinema, Arquitetura"
https://www.eaad.uminho.pt/pt/Escola/Paginas/Pessoas.aspx
- Marta Labastida (Lab2PT / EAAD – UM), "Território Informal"
Ciência ID – 4416-F004-409F
- Paulo Cruz (Lab2PT / EAAD – UM), "Arquitetura, Estruturas e Construção: Interseções e aplicações"
Ciência ID – CA1B-A16C-0C15
- Pedro Bandeira (Lab2PT / EAAD – UM), "Arquitetura, Cultura e Cultivo"
Ciência ID – 731E-C194-2D03
- Pedro Morgado (ICVS/EM – UM) "Saúde Mental, Urbanismo e Arquitetura"
Ciência ID – E217-6873-2F4F
- Vítor Moura (GIARTES/ILCH – UM), "Arquitetura como imagem"
Ciência ID – D41C-A7EC-6695
Esta nova edição do PDA dá continuidade ao trabalho iniciado nas edições anteriores:
www.eaad.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Plano-A/Paginas/edicao2019_2020.aspx