Com uma vocação interdisciplinar, esta edição do PDA dá continuidade ao trabalho iniciado nas edições anteriores.
Neste sentido, o PDA abre numa área única, transversal às suas três áreas de especialidade – Cidade e Território, Construção e Tecnologia e Cultura Arquitetónica – que poderão assim contaminar-se em função da especificidade temática das investigações que os alunos desejarem levar a cabo. Pressupõe-se que a arquitetura tem contornos temáticos e metodológicos em permanente redefinição. A reflexão sobre os dispositivos conceptuais e operativos da arquitetura, bem como a sua potencial porosidade disciplinar, podem conduzir livremente a novas perspetivas sobre o mundo – sobre os seus objetos e espaços. O papel da investigação e da produção de conhecimento é, também, lançar reptos à academia.
A condição contemporânea do "urbano" e do "natural", novas ruralidades, construir e habitar como componentes de um ecossistema biológico / tecnológico / social, a fixação e a circulação de populações no planeta, as dimensões política e artística da arquitetura, imagem, exposições e edições, a ficção e os seus diversos media – são territórios temáticos que poderão exemplificar a amplitude do Programa.
Os alunos que vierem a ser selecionados para frequentar este curso de Doutoramento da EAAD integrarão ainda o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), unidade de I&D classificada como "Excelente" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). (http://www.lab2pt.net/).