Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
eeg.jpg  
A Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD)  lirá lançar no 2º semestre do ano letivo 2021/2022, a nova edição do seu Programa Doutoral em Arquitetura. A​s candidaturas decorrem de 2 a 10 de dezembro de 2021. 
 

Com uma vocação interdisciplinar, esta edição do PDA dá continuidade ao trabalho iniciado nas edições anteriores.

Neste sentido, o PDA abre numa área única, transversal às suas três áreas de especialidade – Cidade e Território, Construção e Tecnologia e Cultura Arquitetónica – que poderão assim contaminar-se em função da especificidade temática das investigações que os alunos desejarem levar a cabo. Pressupõe-se que a arquitetura tem contornos temáticos e metodológicos em permanente redefinição. A reflexão sobre os dispositivos conceptuais e operativos da arquitetura, bem como a sua potencial porosidade disciplinar, podem conduzir livremente a novas perspetivas sobre o mundo – sobre os seus objetos e espaços. O papel da investigação e da produção de conhecimento é, também, lançar reptos à academia.

A condição contemporânea do "urbano" e do "natural", novas ruralidades, construir e habitar como componentes de um ecossistema biológico / tecnológico / social, a fixação e a circulação de populações no planeta, as dimensões política e artística da arquitetura, imagem, exposições e edições, a ficção e os seus diversos media – são territórios temáticos que poderão exemplificar a amplitude do Programa.

Os alunos que vierem a ser selecionados para frequentar este curso de Doutoramento da EAAD integrarão ainda o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), unidade de I&D classificada como "Excelente" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). (http://www.lab2pt.net/).




 
 
 O PDA conta com o apoio de reputados investigadores de diversas áreas disciplinares. Nesta fase, podem referir-se alguns dos investigadores que irão fazer parte do corpo docente do curso:
 
  • António Guerreiro (Faculdade de Belas Artes – UL), “Memória”
     https://electramagazine.fundacaoedp.pt
  • Bruno Figueiredo e João Cabeleira (Lab2PT / EAAD – UM), “O que é a virtualidade?” Ciência ID – B21C-AEB4-3CD6
  • Cidália Silva (Lab2PT / EAAD – UM), “Território e Tempo”
     https://uminho.academia.edu/Cid%C3%A1liaSilva
  • Eliana Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais – UC / ISCTE – IUL), “Arquivos e Viagens”            http://www.elianasousasantos.com
  • Francisco Ferreira (Lab2PT / EAAD – UM), “Cidade, Cinema, Arquitetura”
    https://www.arquitetura.uminho.pt/pt/Escola/Paginas/Pessoas.aspx
  • João Sarmento (CECS, Departamento de Geografia – UM), "Desestabilizando o tempo e o espaço em face da ideia de património Africano"  Ciência ID – 4410-455D-C0F0, https://sites.google.com/view/jsar/

  • Marta Labastida (Lab2PT / EAAD – UM), “Território Informal”
    Ciência ID – 4416-F004-409F
  • Pedro Bandeira (Lab2PT / EAAD – UM), “Arquitetura e Futuro, no Presente” Ciência ID – 731E-C194-2D03
  • Pedro Morgado (ICVS/EM – UM) “Saúde Mental, Urbanismo e Arquitetura – da normalidade à pandemia”
    Ciência ID – E217-6873-2F4F
  • Vítor Moura (GIARTES/ILCH - UM), “A arquitetura nas imagens / Imagens de arquitetura” [a confirmar]
    Ciência ID – D41C-A7EC-6695

​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​