Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
eeg.jpg  ​

Ano Letivo 2024/ 2025 


UNIDADES CURRICULARES DE 1º SEMESTRE

METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE 
INVESTIGAÇÃO EM ARQUITETURA
João Rosmaninho - coordenação
Bruno Figueiredo (Construção e Tecnologia)
Ivo Oliveira (Cidade e Território)
Jorge Correia (Cultura Arquitetónica)
Bernardo Providência (Design) 
Susana Gaudêncio (Arte)

A UC tem como objetivo geral dotar o estudante de capacidade de pesquisa e de organização de uma investigação em Arquitetura, combinando diferentes modos e modelos científicos. Introduzindo ferramentas que antecipem e potenciem um trabalho de maior fôlego, no segundo semestre, na elaboração do Projeto de Tese em Arquitetura e, depois, da Tese, a UC expandirá as abordagens a cada uma das três especialidades do Doutoramento em Arquitetura (Cidade e Território, Construção e Tecnologia, e Cultura Arquitetónica), promovendo também as áreas do Design e da Arte enquanto extensões naturais da Arquitetura e da EAAD. Por fim, apontando para diferentes níveis e problemas de investigação em Arquitetura, individuais e colaborativos, contemplar-se-ão também atividades em curso ou com enquadramento no Lab2PT (unidade de I&D da UMinho) e no IN2PAST (laboratório associado).

SEMINÁRIO DE CONHECIMENTO AVANÇADO 
João Rosmaninho - coordenação 
Ana Rita Alves (UCoimbra / CES - Antropologia, Estudos Urbanos) 
Francisco Ferreira (UNOVALisboa / FCT - Engenharia do Ambiente) 
Helena Pires (UMinho / ICS / CECS - Cultura Visual e Urbana) 
Joana Pimenta (Harvard University / Film Study Center - Cinema) 
Manuel Guerreiro (UValencia / IIS La Fe - Medicina) 
Maria Augusta Babo (UNOVALisboa / FCSH - Ciências da Comunicação) 
Maria Manuel Oliveira (UMinho / EAAD - Arquitetura, Cultura Arquitetónica)
Paulo Cruz (UMinho / EAAD / Lab2PT - Engenharia, Construção e Tecnologia)
Rebeca Blanco-Rotea (UMinho / Lab2PT - Geografia, Arqueologia) 
Rui Tavares (UNOVALisboa / FCSH / IfILNOVA - História)

A UC privilegiará sempre uma amplitude disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar, pósdisciplinar e - porque não? - indisciplinar da Arquitetura. Através da inclusão de vários conteúdos, métodos e resultados de investigações com origem no interior mas também no exterior do campo (a UC contará com vários convidados externos e contributos distintos), abordar-se-ão vias possíveis que permitam ao estudante desenvolver capacidade de análise e reflexão críticas assim como adquirir autonomia perante vários exemplos e processos de conhecimento avançado.























UNIDADES CURRICULARES DE 2º SEMESTRE

PROJETO DE TESE EM ARQUITETURA 
Eduardo Fernandes - coordenação 
Ana Luísa Rodrigues (Cultura Arquitetónica)
Cidália Silva (Cidade e Território) 
Vincenzo Riso (Construção e Tecnologia) 

Na sequência do trabalho desenvolvido no primeiro semestre, nomeadamente em Metodologias e Práticas de Investigação em Arquitetura, a UC tem como objetivo motivar a problematização e o aprofundamento de um tema específico de modo a consolidar um plano de trabalhos que explicite e estruture a investigação a desenvolver na Tese. A UC terá, na sua componente prática, acompanhamento específico para cada uma das três especialidades do Doutoramento em Arquitetura (Cidade e Território, Construção e Tecnologia, e Cultura Arquitetónica) da EAAD. No final dos trabalhos, o plano elaborado será apresentado publicamente e avaliado por um júri constituído por docentes da EAAD e convidados externos.


OPÇÃO - ESTUDOS AVANÇADOS 
EM CIDADE E TERRITÓRIO
Rute Carlos - coordenação 

PAISAGENS DO ÓCIO 
A UC propõe uma reflexão sobre o fenómeno económico e social do turismo e a sua repercussão no território contemporâneo. Abordar-se-á desde a valorização do património arqueológico e histórico à monumentalização e rotas especializadas; das arquiteturas termais às tipologias genéricas e aos novos formatos das arquiteturas do ócio; das cidades balneares do Moderno ao resort exótico contemporâneo; das infraestruturas do turismo à mobilidade de massas; dos artefatos do ócio à transformação dos suportes do território turístico. A UC tem com objetivo promover a produção de pensamento autónomo e crítico sobre as temáticas abordadas, bem como de afrontar a interdisciplinaridade e o seu contributo para a construção, gestão e utilização do território. 


OPÇÃO - ESTUDOS AVANÇADOS 
EM CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIA
Elisiário Miranda - coordenação 

PATRIMÓNIOS TROPICAIS MODERNOS
As antigas colónias/províncias ultramarinas portuguesas constituíram, durante o período entre o fim da segunda guerra mundial e a revolução de 25 de Abril de 1974, um terreno fértil para a livre difusão das formas e princípios que integraram a arquitetura do Movimento Moderno internacional. Ao fornecer os instrumentos técnicos necessários a territórios em acelerado desenvolvimento industrial e demográfico, a produção arquitetónica moderna contribuiu decisivamente para moldar a paisagem edificada dos seus principais núcleos urbanos. A UC tem como objetivos o conhecimento e interpretação desta produção arquitetónica, bem como a reflexão sobre possíveis estratégias para a sua preservação e reuso nos diferentes contextos culturais, sociais e produtivos dos novos países de língua portuguesa.

OPÇÃO - ESTUDOS AVANÇADOS 
EM CULTURA ARQUITETÓNICA 
João Cabeleira + Pedro Bandeira - coordenação 

REPRESENTAÇÃO E IMAGEM
A UC explora as diversas formas de representação gráfica, visual e digital que são fundamentais para a prática arquitetónica contemporânea. Além disso, incorpora estudos sobre a teoria da imagem, examinando como as imagens são produzidas, interpretadas e utilizadas no contexto arquitetónico. O objetivo é capacitar os doutorandos de um discurso sobre estas ferramentas na conceção, investigação, comunicação e análise da arquitetura, ao mesmo tempo em que se promove uma compreensão crítica sobre o impacto das imagens e representações na perceção e interpretação do espaço construído. Assim, a UC fomenta a inovação e a reflexão sobre os métodos de visualização e suas implicações no projeto e pensamento da arquitetura.