Os Arquitetos formados pela UMinho estão habilitados à prática da atividade profissional em Arquitetura, Urbanismo, Desenho Urbano, Reabilitação e Manutenção de Edifícios e Arquitetura de Interiores, podendo exercê-la em instituições e empresas, Centros de I&D, ou enquanto profissionais liberais.
O
Mestrado Integrado em Arquitetura disponibiliza 55 vagas , o seu
plano de estudos privilegia ao longo de 10 semestres, três componentes estruturantes: uma componente de Projeto, uma componente Teórica e uma componente Tecnológica. A componente de Projeto, de carácter laboratorial, imprime um exercício contínuo de síntese, no qual o Desenho se assume como instrumento fundamental ao exercício da conceção. A componente teórica, fundamentada na pesquisa metodológica, investiga, reúne e articula múltiplos saberes que informam a prática projetual. A componente Tecnológica, através da sistematização do conhecimento da construção, dá fundamento aos aspetos tectónicos e funcionais.
Através de uma aprendizagem baseada no exercício de Projeto, apoiada pelas vertentes teórica e tecnológica, estimula-se a criatividade, o espírito crítico e a capacidade de trabalho em equipa do estudante, patente nos projetos desenvidos durante o curso.